terça-feira, 11 de setembro de 2012

Churrasco

Tal qual a maioria dos nascidos no Rio Grande do Sul, eu aprecio muito o Churrasco.
Vou falar um pouco aqui sobre isto. 
Nem de longe tratando como um profissional, não sou nem de longe, somente aprecio os momentos ao lado tanto da mesa quanto da churrasqueira. O "perfume" da carne assando é indescritível. 

        Receitas Churrasco no final da postagem.  

     
Costela Fogo de Chão
Costela Fogo de Chão
Na verdade por um bom tempo de minha vida, na época em que eu morava em apartamento somente com minha mãe e irmão, passei por um longo período, aproximadamente 12 anos sem assar nenhum pedaço de carne.
Minha mãe preferia alimentos de origem vegetal, não era propriamente uma vegetariana, mas por gostar muito de animais comia o mínimo possível de carnes.
Isto mudou quando viemos morar com minha sogra e sogro, todas as semanas, ao menos uma vez, era certeza de que um Churrasco sairia.
Neste período passei a apreciar também o Chimarrão. Por morarmos em Floripa antes, eu não tinha o hábito. Aqui tudo era diferente, Chimarrão do amanhecer ao anoitecer. Coisa boa.
Pode-se notar que eu estava um tanto quanto "enferrujado" nas tradições Gaúchas. Nasci numa cidade grande e não tive contato com as lidas do campo o que não impede que no sangue corra um sentimento muito especial pela terra, hábitos, costumes e tradições do Rio Grande. 
De qualquer forma hoje percebo que muito mais vale ser cidadão do céu do que de qualquer outro lugar.
Alguns dos melhores momentos de nossas vidas passamos em torno de uma mesa. Mesmo que sobre ela não se tenha tudo o que se deseja, mas aquilo que se tem preparado com todo o carinho e a presença das pessoas importantes de nossas vidas não tem preço.
E eu posso dizer com toda a certeza que muitos são os momentos agradáveis que passei e ainda passo em torno da mesa, com a família, sempre preenchidos com muita alegria e conversas.
Algumas vezes me aventurei com carne, brasa e grelha. É grelha, ainda estou aprendendo a comprar preparar as carnes para assar no espeto.
Como esta postagem é mais voltada para os deleites da mesa, vou deixar uma lista de vídeos como sugestão para aqueles que apreciam a arte culinária, assim como eu.
Afinal, como disse Will Kean (Richard Gere), no filme Outono em Nova York: "A comida é a única coisa bela que realmente alimenta".

Vídeos de Marcos Bassi, O Artesão da Carne:

Churrasco Especialíssimo – dicas para nunca mais errar no preparo de um Churrasco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse meu amor faz um churrasco excelente,e a cada dia procura aprender novos cortes,novas técnicas.
Como eu sempre disse ao meu pai que só me casaria se encontra-se um gaúcho, e encontrei o gaúcho mais maravilhoso que existe. Te amo muito... Adriana de Jesus Fernandes Mazzochi

Mateus Emilio Mazzochi disse...

Oi amor sou um gaúcho que não domina todas as lidas do campo, mas ainda assim um gaúcho extremamente feliz e apaixonado por você. Tamo aprendendo, não sei se chegarei a ser um Bassi, mas... Te amo Beijos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...