quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Espírito Jovem.

Encontrei outro grande texto no blog do jornalista Luiz Carlos Prates que veio a calhar (para ler é só clicar no seguinte link: O Tempo e a Vida).
Hoje pela manhã, ao me olhar no espelho, notei que envelheci. Sim envelheci. Procurei verificar quando isto aconteceu e consegui perceber que eu apressei um pouco as coisas.
Durante uma grande parte de minha vida, coloquei um peso extra em minhas costas, pensando que minha obrigação seria a de ocupar o lugar deixado por meu pai, após a separação.
Obviamente que não atingi meu objetivo mesmo após bastante esforço.
Sinto-me, às vezes, mais velho do que realmente sou. Mas de uma coisa sei, apesar da aparência denotar um pouco mais de idade, o cérebro vai bem, obrigado. Ainda não consegui sentir um sintoma de que ele, o cérebro, esteja dando algum sinal de cansaço.
Nem de longe sou um articulista de tão alto nível quanto o Luiz Carlos Prates, mas me vali do texto citado acima, como um exemplo.
Por mais que por fora estejamos “velhos”, o que manda é o cérebro e este deve ser muito bem tratado, com leituras edificantes, sem deixar que nossos olhos passeiem por aí enxertando em nossa cabeça coisas abomináveis, fúteis e que não nos enriquecem e principalmente, crescendo nos relacionamentos permeando-os com amor.
Não Envelhecer o espírito
Não canso de repetir para minha filha: leia, estude, aprenda não perca as oportunidades que estamos te dando, proporcionando coisas que não tivemos, como o privilégio de estudar música, teclado e violino.
Bem frisa o Prates que não é pobreza o que determina o fim de nossas vidas, afinal nunca fomos ricos, mas priorizamos a educação de nossa filha.
Disciplina, regras, rigidez dentro dos limites do amor, e assim estamos criando nossa princesinha para ser uma cidadã linda por dentro e temente a Deus.
Vamos envelhecendo e nos aproximando do final de nossas vidas, mas isto não quer dizer que devemos ir parando o cérebro, desligando os motores. Creio que podemos sim dar bons frutos mesmo na velhice. E é isso que me motiva.
Uma pequena, mas significativa mudança de atitude faz toda a diferença. Envelhecer por dentro, nunca.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...