quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ressentimento

Ressentimentos.
Confesso eu perdi um bom tempo em minha vida com ressentimentos. Era muito fácil eu guardar uma magoazinha, bem escondida, onde só eu sabia localizar, para em alguns momentos buscar e trazer novamente à tona.
Então eu percebi que carregar tanto ressentimento não me fazia bem e procurei mudar.
Graças a Deus hoje já estou bem melhor. Tirei uma tonelada das costas e posso seguir a diante. Não poucas vezes depois disso me senti ofendido, mas procurei quase que instantaneamente pedir perdão. Sim, pedir perdão por algo que não cometemos. É bem difícil, bem doloroso, custa um bocado, mas muito compensador. Minha gratidão a Deus e Sua infinita misericórdia e para minha esposa que sempre está ao meu lado.
Vou lançar mão de uma frase de Willian Shakespeare, bem apropriada para o assunto: “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”.
É isto. Eu passei a me sentir assim, esperando que o meu ressentimento pudesse despertar a pena, o dó dos outros, por mim o que nunca aconteceu.
É interessante salientar que isto não ocorreu da noite para o dia foram quase 30 anos para eu passar a compreender que no mundo egocêntrico em que vivemos, são poucas as pessoas dispostas a ajudar verdadeiramente alguém. Quando muito se comportam como os “amigos” de Jó, ante nossas dificuldades. E nos ressentimos, guardamos mágoas, para um dia ir à forra e cobrar, atacar relembrando histórias antigas. Péssima ideia.
Bombinhas - SC
Bombinhas - SC
Aprendi bastante seguindo o Caminho mostrado por Jesus, procurando aplicar a essência de Sua mensagem na minha vida e no convívio social, em todos os âmbitos: familiar, conjugal, profissional, social...
E estamos ai, lutando para vencer. Vencer o meu pior inimigo, eu mesmo.

Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.
— Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus.
Lucas 6.31-35

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...