sexta-feira, 22 de março de 2013

Predestinação ou Eleição? Salvação!

Texto: Ezequiel 18.21-24: Vocês pensam que eu gosto de ver um homem mau morrer? — pergunta o SENHOR Deus. — Não! Eu gostaria mais de vê-lo arrepender-se e viver.

Deus tem entre os seus atributos a Onisciência, algo que é somente Dele e lhe permite saber de tudo antes que tenham acontecido. Sendo assim Ele poderia nos predestinar à perdição por nossos pecados por vir. Mas não é isto que acontece. Na verdade nosso Deus pensa em todos nós com muito amor, e seu desejo é que nos convertamos de nossos maus caminhos e vivamos, para sempre e ao Seu lado.

Salvação:
Ao nos criar, Deus sabia que Adão e Eva pecariam? Sim. Mas qual o motivo de mesmo assim tê-los criado? Ele continuou o seu plano de AMOR. Ele escolheu nos criar e seu plano é lindo.



Criação: 
a.            A Terra era sem forma e vazia, e o espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
b.            Deus cria tudo sistematicamente preparando tudo para que o ser humano tenha totais condições de viver uma vida plena e feliz.
c.            Deus já sabia que o homem pecaria, mas Adão e Eva não. Eles viviam uma vida boa, num lugar agradável, tinham tudo a sua disposição.
d.            Ao contrário da bobagem que ouvi, dizendo que Deus fica com uma corda, controlando o Universo, como se fossemos marionetes, Ele deu toda a liberdade para o primeiro casal fazer o tudo o que quisessem, e deixou claras as regras: aproveitem todas as bênçãos que Eu lhes dei, mas não comam da árvore do conhecimento do bem e do mau. Sabemos o que ocorreu.
e.            Vem o pecado e como Deus sendo O Justo, poderia compactuar com a situação em que o homem se envolveu? Com certeza, o coração de Deus ficou apertado neste momento, tanto que antes de despedi-los do jardim, fez roupas para eles, afinal agora, teriam que enfrentar um mundo até então desconhecido.

Que pai sente prazer em virar as costas para os filhos? Qual pai você conhece que mesmo o filho tendo cometido o pior dos crimes, consegue atirá-lo a própria sorte sem sofrer? Qual pai, mesmo sabendo ser necessário o castigo, consegue sentir-se feliz por ver o filho passar por ele? Nenhum pai, nenhuma mãe consegue isto.
Mas Deus já tinha o plano para resgatar o ser humano.

 Plano de Salvação:

a.            O plano de salvação para o ser humano culmina com a morte vicária e redentora de Jesus, mas começou bem antes.
b.            Todo o Antigo Testamento afirma isto, demonstrando em seus livros, que em breve o Messias, Redentor, Príncipe da Paz, Salvador, Jesus, viria para enfim redimir o povo de todos os seus pecados. Isaías 9.6,7.
c.            Em nenhum momento se vê Deus controlando o povo, antes Ele está dando as coordenadas, mostrando um caminho certo a seguir. O povo invariavelmente segue pelo caminho que lhe parece mais fácil, belo ou proveitoso. E Deus, novamente, pensa com amor e reafirma seu plano:
           
Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isso.
            .
Conclusão:
Nada mais sublime, um plano perfeito e sempre com no mínimo duas opções: seguir ou não.
Engana-se quem pensa que Deus é um velho carrasco e ranzinza sentado num torno esperando nossos deslizes para apontar o dedo nos acusando e pronto a punir. Pelo contrário.
Ele é um Deus de amor, que entendo nossas fraquezas, pois habitou entre nós, soube o que é passar privações, viu de perto nossos medos, sentiu tristeza quando uma pessoa amada, como Lázaro, morreu.
Ele nos conhece e mesmo sabendo que muitos não dariam o devido valor por este ato tão glorioso de um justo morrer por nós pecadores, não desistiu do Seu plano de nos salvar.
E este plano está em vigor até os dias de hoje, basta um só passo em direção a Jesus.
Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...