segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Adão - perfil

Mal podemos imaginar qual deve ter sido a sensação de ser a primeira pessoa no mundo. Uma coisa é para nós ser solitário; outra foi para Adão que nunca havia conhecido outro ser humano. Ele não teve muito do que nos faz ser quem somos: infância, pais, família ou amigos. Foi preciso aprender quem era por si só. Felizmente, Deus não o deixou lutando sozinho por muito tempo até presenteá-lo com uma companheira ideal, Eva. Ambos formaram uma unidade; eram completos e inocentes, sem qualquer sinal de vergonha.
Uma das primeiras conversas de Adão com sua maravilhosa companheira de ter sido a respeito do jardim. Antes que Deus fizesse Eva, já havia concedido a Adão completa liberdade no jardim, junto com a responsabilidade de zelar por este. Mas uma árvore lhe era proibida – a árvore do conhecimento do bem e do mal. Adão teria dito a Eva todas estas coisas. Ela sabia, quando Satanás aproximou-se, que aquele fruto não deveria ser provado, mas decidiu comê-lo e então ofereceu-o a Adão. Neste instante, o destino da criação estava traçado. Lamentavelmente Adão não parou para considerar as consequências; ele foi em frente e comeu o fruto.
Naquele momento de pequena rebelião, algo grande, belo e livre foi despedaçado… a criação perfeita de Deus. Adão foi separado de Deus pelo desejo de agir por sí próprio. O efeito em uma janela de vidro é o mesmo se quebrada por um pequeno ou grande seixo – os muitos fragmentos, jamais podem ser colados novamente.
Deus, entretanto, tinha um plano para vencer os efeitos da rebelião. A Bíblia inteira mostra como este plano se desenvolveu, culminando com a vinda do próprio Deus à terra, por meio de se Filho Jesus. Sua vinda sem pecado e a sua morte possibilitaram o perdão de Deus a todos quantos o desejassem. Nossos pequenos e grandes atos de rebelião provam que somos descendentes de Adão.
E somente pedindo perdão a Jesus Cristo podemos nos tornar filhos de Deus.

Pontos fortes e êxitos:
  • Primeiro zoólogo – conferiu nomes aos animais.
  • Primeiro arquiteto de paisagens, designado para cuidar do jardim.
  • Pai da raça humana.
  • Primeira pessoa feita à imagem de Deus, e o primeiro homem a partilhar um relacionamento íntimo e pessoal com Deus.
Fraquezas e erros:
  • Fugiu à responsabilidade e culpou a outros; preferiu esconder-se a confronta; inventou desculpar ao invés de admitir a verdade.
  • Maior falta: juntamente com Eva trouxe pecado ao mundo.
Lições de vida:
  • Como descendentes de Adão, todos refletimos em algum grau imagem de Deus.
  • Deus está à procura de pessoas que, embora sejam livres para fazer o mal, escolham amá-lo.
  • Não devemos culpar outros por nossas falhas.
  • Não podemos nos esconder de Deus.
Informações essenciais:
  • Local: Jardim do Édem.
  • Ocupações: Zelador, jardineiro e fazendeiro.
  • Familiares: Esposa – Eva; filhos – Caim, Abel, Sete e inúmeros outros. Único homem que não teve pai ou mãe terrenos.
Versículos-chave:
“Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira. ela me deu da árvore, e comi” (Gn 3.12). “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1Co 15.22).
A história de Adão pode ser encontrada em Gênesis 1.26 – 5.5. Ele também é mencionado em 1 Crônicas 1.1; Lucas 3.38; Romanos 5.14; 1 Coríntios 15.22, 45; 1 Timóteo 2.13, 14.
Bíblia Aplicação Pessoal, página9.
Deus abençoe.
+Mateus Emilio Mazzochi  

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...