sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Calebe - perfil

A voz da minoria nem sempre é ouvida. No entanto, a verdade não pode ser medida por estatísticas de aprovação. Pelo contrário, a verdade costuma ser o oposto do que pensa a maioria. Ela permanece imutável, pois é garantida pelo caráter de Deus. Ela é a verdade; Ele dá a palavra final. Assim há momentos em que a pessoa ficará sozinha do lado da verdade.

Calebe não era apenas um homem de grande fé, ele a depositava no grande Deus! A coragem de Calebe baseava-se em suas experiências com Deus, não nas habilidades de Israel para conquistar a Terra Prometida. Calebe não podia concordar com a maioria, pois estaria discordando de Deus.
Nós, por outro lado, costumamos basear nossas decisões na opinião da maioria. Poucos se amedrontam logo de início, como ocorreu com os dez espias, a maioria age como Israel, que deixou sua covardia em segundo plano, a fim de atentar para o senso comum. Nossa busca pelo certo e o errado costuma ter início com questões do tipo “o que dizem os peritos?” ou “o que dizem meus amigos?”. A pergunta que mais evitamos é o “o que Deus pensa sobre isto?”.
Mas os princípios que aprendemos ao estudar a Bíblia fornecem um roteiro bem seguro para toda a vida, pois levam-nos a um relacionamento pessoal com Deus, cuja Palavra é a Bíblia. O Deus que deu coragem a Calebe é o mesmo Deus que nos fornece o presente da vida eterna por intermédio de seu Filho, Jesus. Vale a pena confiar nesta verdade!
Pontos fortes e êxitos:
·        Foi um dos espias enviados por Moisés para averiguar Canaã.
·        Foi um dos únicos israelitas que saiu do Egito e entrou na Terra Prometida.
·        Foi a minoria que se posicionou a favor de conquistar Canaã.
·        Expressou fé nas promessas de Deus, a despeito dos aparentes obstáculos.
Lições de vida:
·        A opinião da maioria não representa a medida exata do certo e do errado.
·        A coragem baseada na fé em Deus é apropriada.
·        Para que a coragem e a fé sejam eficientes, é preciso combinar palavras e ações.
Informações essenciais:
·        Locais: Do Egito para o Sinai, depois para Canaã, especificamente Hebrom.
·        Ocupações: Espia, soldado e pastor.
Versículos-chave:
“Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuíra em herança” Nm 14.24.
A história de Calebe pode ser encontrada em Números 13; 14 e Josué 14; 15. Ele também é mencionado em juízes 1 e 1cronicas 4.15.
Bílbia de Estudo Aplicação Pessoal pg. 199.
Deus abençoe.
+Mateus Emilio Mazzochi 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...