terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Eva - perfil

Pouco sabemos a respeito de Eva, a primeira mulher do mundo e, portanto, a mão de todos nós.
Eva foi a peça final no maravilhoso e complexo quebra-cabeça da criação de Deus. Agora, Adão tinha outro ser humano com quem podia conviver – alguém que também fora feito à imagem de Deus. Ali estava alguém suficientemente parecido para fazer-lhe companhia e diferente o bastante para um relacionamento. Juntos eram mais excelentes do que cada um poderia ter sido sozinho.
Satanás aproximou-se de Eva no jardim do Éden, onde ela e Adão viviam. Ele questionou a sua satisfação. Como poderia ela ser feliz se não lhe era permitido comer o fruto de uma das árvores? Satanás ajudou Eva a desviar seu foco de tudo aquilo que Deus fizera e lhe tinha dado para a única coisa que Ele a tinha proibido fazer. E Eva estava disposta a aceitar o ponto de vista de Satanás sem consultar a Deus.
Não lhe parece familiar? Quantas vezes nossa atenção é desviada do muito que temos para o pouco que não temos? Aparece aquele sentimento “eu tenho que ter isso”. Eva representa todos nós, e sem dúvida mostramos que somos seus descendentes quando repetimos os seus erros. Nossos desejos, assim como os de Eva, podem ser facilmente manipulados. Eles não são a melhor base para as ações. Precisamos manter Deus presente em nosso processo de decisão constantemente. Sua Palavra, a Bíblia, é o nosso guia quando se trata de decisões.

Pontos fortes e êxito:
·        Primeira mulher e mãe.
·        Primeira fêmea. Ao compartilhar um relacionamento especial com Deus, foi corresponsável com Adão pela criação, e demonstrou certas características de Deus.
Fraquezas e erros:
·        Permitiu que sua satisfação fosse minada por Satanás.
·        Agiu impulsivamente, sem consultar a Deus ou a seu marido.
·        Não apenas pecou, mas também partilhou seu pecado com Adão.
·        Quando confrontada, culpou a outros.
Lições de vida:
·        A mulher também foi feita à imagem de Deus.
·        Os ingredientes necessários para um casamento sólido são o compromisso mútuo, o companheirismo, a unidade e a pureza (Gn. 2.24, 25).
·        A tendência humana básica para o pecado remonta ao início da raça humana.
Informações essenciais:
·        Local: jardim do Éden.
·        Ocupações; esposa, ajudadora, companheira e co-gerenciadora do Éden.
·        Familiares: marido – Adão; filhos – Caim, Abel, Sete e inúmeros outros.
Versículos-chave:
·        “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gn 2.18).
A história de Eva pode ser encontrada em Gênesis 2.18-4.26. Sua morte não é mencionada nas Escrituras.
 Bíblia Aplicação Pessoal, página 13.
Deus abençoe.
+Mateus Emilio Mazzochi  

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...