sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

José - perfil

Como filho mais novo, José era autoconfiante em excesso. Sua autoconfiança, aumentada pelo fato de ser o filho predileto de Jacó e conhecer o desejo de Deus para a sua vida, era insuportável para seus dez irmãos mais velhos, que por fim conspiram contra ele. Mas esta autoconfiança moldada pela dor e aliada a um conhecimento pessoal de Deus, permitiu que José sobrevivesse e prosperasse onde a maioria teria falhado. Ele acrescentou sabedoria a sua confiança e ganhou o coração de todos que o cercaram – Potifar, o capitão da guarda do palácio, os outros prisioneiros, o rei, e, após muitos anos, também os seus dez irmãos.
Talvez você possa achar-se em uma ou mais das provas que José enfrentou: foi traído e abandonado pela família, exposto à tentação sexual e punido por fazer a coisa certa; suportou um longo período de encarceramento e foi esquecido por aqueles a quem ajudou. Ao ler a história de José, note o que ele fez em cada situação. Sua atitude positiva transformou todo contratempo em avanço. Ele não passava muito tempo tentando saber os motivos. Sua atitude era “O que devo fazer agora?” Os que conheceram José logo perceberam que Deus estava com ele em qualquer coisa que fizesse ou onde quer que fosse. Quando estiver enfrentando um contratempo, o primeiro passo para uma atitude semelhante a de José é reconhecer que Deus está com você. Não há nada como a presença dEle para derramar nova luz sobre a situação escura.

Pontos fortes e êxitos:
·        Saiu com poder da escravidão para governar o Egito.
·        Ficou conhecido por sua integridade pessoal.
·        Foi um homem de sensibilidade espiritual.
·        Preparou uma nação para sobreviver à fome.
Fraquezas e erros:
·        O orgulho juvenil provocou o atrito com seus irmãos
Lições de vida:
·        O importante não são apenas os acontecimentos ou as circunstâncias da vida, mas é a atitude com relação a eles.
·        Com a ajuda de Deus, qualquer situação pode ser usada para o bem, mesmo quando as pessoas desejam utilizá-la para o mal.
Informações essenciais:
·        Locais: Canaã e Egito.
·        Ocupações: Pastor de ovelhas, escravo, prisioneiro e governador.
·        Familiares: Pais – Jacó e Raquel; onze irmãos e uma irmã; esposa – Asenate; filhos Manassés e Efraim.
Versículos-chave:
“E disse Faraó aos seus servos: Acharíamos um varão como este, em que haja o Espírito de Deus?” (Gn 41.38).
A história de José pode ser encontrada em Gênesis 30 – 50. Ele também é menciando em Hebreus 11.22.
Bíblia Aplicação Pessoal, página 62.
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...