sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O que é Sucesso pra você?

O que é o Sucesso para você?

Esta é uma das três perguntas que mais me intrigam, as outras duas, vou procurar tratar em breve.
Muitos podem pensar em sucesso referindo-se a bens materiais. Uma bela casa, uma mansão até, vários carros importados, um para cada ocasião, viagens a lugares exóticos, despreocupação com dinheiro, poder comer onde, quando e quanto quiser de qualquer tipo de comida ou de pratos específicos. Tudo que falei, pode definir o sucesso num todo ou em partes, para muitas pessoas.
sucesso
Houve alguém que viu tudo isso acontecendo para ou outros e quase e teve uma experiência um tanto quanto dolorosa, veja: “Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios.Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte.Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens. Por isso o orgulho lhes serve de colar, e se vestem de violência. Do seu íntimo brota a maldade; da sua mente transbordam maquinações. Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão. Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra”. Salmo 73.
Quem escreveu estas palavras foi Asafe, autor de outros Salmos. Uma pessoa com livre acesso ao Templo, que conhecia o Deus ao qual servia, tinha contato direto com o louvor e mesmo com todos estes predicados, começou a duvidar. Duvidou a ponto de quase se desviar, por ver que as pessoas que nunca tributavam a Deus louvor, nem dependiam de Deus e não davam lugar para ELE em suas vidas, não passavam por apertos.
Muitas vezes passamos a pensar e agir da mesma forma que os ímpios e néscios citados por Asafe, passando a não entender a ordem das coisas. Confundimos sucesso com aquisição de bens, com poder e quando não atingimos os objetivos que traçamos para nós mesmos, (objetivos estes muito mais relacionados com o que gostaríamos que os outros pensassem sobre nós), nos frustramos, a ponto até de abdicar da fé e relegar Deus a um segundo (ou terceiro) plano, em nossas vidas, imaginando que através de novas investidas, de muitos outros esforços e contando com nossa própria capacidade daremos a volta por cima conquistando mais e reconquistando o que foi perdido.
Não estou falando sobre desistir de sonhar, de buscar uma vida melhor ou de progredir na carreira, pelo contrário, creio que como servos de um Senhor poderoso, temos o dever de buscarmos tudo o que pudermos DESDE QUE, não nos esqueçamos de que, na condição de filhos de Deus, temos outros irmãos e muito mais ainda, devemos obediência ao nosso Pai. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31.
fonte-viva
O cerne da questão é justamente conseguir equilibrar nossas ambições e sonhos, e condicioná-las ao temor de Deus, para que tanto nossas vidas, quanto a vida das pessoas que nos cercam sejam abençoadas, por um viver realmente cristão. Desta forma, tendo-se muito ou pouco conseguimos alcançar a felicidade que tantos almejam. “Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”. Filipenses 4.11-13.
Então penso que podemos começar a definir o que é o sucesso enfim:
Jesus nos garantiu que enquanto vivêssemos por aqui, teríamos aflições, (“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16.33). Ele não nos garantiu uma vida plena de riquezas e facilidades, antes pediu para que enfrentássemos tudo com bom ânimo, sabendo nós que Ele estaria ao nosso lado e tendo vencido o mundo, nos daria a oportunidade para conseguir também, permanecendo firmes na fé que nos levará um dia para a Eternidade ao Seu lado. Quanta honra e que alegria imensa.
Mais, Jesus é o único que pode nos garantir o maior sucesso que se possa imaginar, e muito mais ainda, pois não conseguiremos nem chegar próximo do que nos espera na eternidade.  (“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. 1 Coríntios 2.9.).
E agora, podes perceber o que é o sucesso?


A partir do que podemos ver através do relato de Asafe, um pouco mais adiante no próprio Salmo 73, verificamos que ele percebeu que mesmo em meio aos maiores problemas que certamente enfrentaremos na vida, temos uma firme certeza de que é sim Deus que nos sustenta aqui, e nos quer junto de Si na Glória:
“Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles. Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti. Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras”. Salmo 73.
Não tenho intenção de trazer um ensino, mas sim compartilhar o quanto é maravilhoso poder ter a certeza de que Deus está sim interessado em nossa salvação, Ele mesmo disse que não tem interesse que o ímpio morra em sua impiedade, antes se converta e viva. Ezequiel 33.11.
Temos de ter em mente que para um Deus eterno que não foi gerado e não terá fim, mesmo que uma pessoa viva 1.000 anos, isso não significa nada.
E, além disso, Deus é pessoal, tanto que enviou Jesus, Seu Filho, para viver
videira-verdadeira
entre nós, sentindo em sua própria carne o que sentimos, fome, sede, angustia. Este Deus se fez carne para entender nossas limitações, e através da morte e ressureição de Jesus, nos abriu O Caminho para voltarmos para junto Dele, de forma definitiva, reconstruindo o que foi destruído no Éden.
Por tudo o que vimos, posso dizer que sucesso verdadeiro, é estar na presença gloriosa de Deus, chegando o mais perto possível, procurando de todas as formas conhece-lo mais, para conseguir alcançar plenitude de vida ao ponto de que tudo em que colocarmos nossas mãos seja abençoado, (“O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra que dá a vocês”. Deuteronômio 28.7) poder comer o melhor desta terra (“Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra”. Isaías 1.19), e o mais importante, passar a eternidade na presença Dele no pós-vida. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho”. João 14.1-4.
Deus abençoe. E SUCESSO.

2 comentários:

Clara Sol disse...

Boa noite MATEUS
Sucesso para mim é poder ter e poder comprar tudo que queira e realizar todas as minhas vontades quais eu tracei como um objetivo em minha vida, conseguindo atingir sem precisar do apoio de ninguém todas as minhas metas.
E tão pouco depender de ninguém para conseguir o que quero e no momento qual queira realizar.
Sucesso para mim é ser totalmente independente e não me preocupar do que pensam ao meu respeito.
Ter uma família feliz, estar sempre cercada por familiares, meus amigos e pessoas quais eu amo, por que nada dessa vida a gente leva nada a não ser o caráter e enquanto vivo quero ter tudo isso, então serei uma pessoa a qual conseguiu chegar ao sucesso.
Agradeço por ter compartilhado.
Desejando uma magnífica sexta feira
Abraços sempre.
ClaraSol

Mateus Emilio Mazzochi disse...

Conquistar tudo o que se deseja é sim uma visão de sucesso, não depender de ninguém também. Penso que além disso podemos ter sucesso na vida no sentido espiritual, acreditando que existe um Deus no céu que nos ama da mesma forma que um pai amoroso ama seus filhos, e que nos quer perto Dele. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...