terça-feira, 25 de novembro de 2014

Célio Pulita O Artesão do Coração!

Abaixo, chamada para um programa de uma rádio local de Romelândia, SC. Já volto:
17/04/2014: “Lutar Pela vida até o limite das minhas forças” lema de vida do associado Célio Pulita de Romelândia                
Nesta semana Santa, é importante pararmos, refletir sobre nossa vida. E apesar de termos problemas, vale apena lutar, pois pelo simples fato de existirmos, já somos vencedores.
E o que dirá o senhor Célio Pulita da linha Sargento, município de Romelândia, no Extremo Oeste de Santa Catarina, agricultor, que ha cerca de 7 anos foi diagnosticado com o Mal de Parkinson.
Mas o senhor Pulita aprendeu a fazer do limão uma limonada. Hoje ele vê a vida com outros olhos, já que teve depressão ao saber da doença.
No artesanato ele descobriu o novo sabor da vida!
“Acredito na oração acompanhada da Ação! Oração sem ação, não leva a nada e Ação sem oração também não leva a nada”, conclui Célio Pulita, na entrevista conduzida pela Jornalista Sidivânia Peroza.
Clique aqui e ouça a entrevista.
Tive o prazer e o enorme privilégio de conhecer o senhor Célio, um artesão que transforma não só madeiras, mas corações.
Quando estive, junto com o projeto Rondon, na cidade de Romelândia, de tudo o que vimos, fizemos e vivemos, o que mais nos marcou, sem sombra de dúvidas, foi o exemplo de vida do Célio.
Com um mal de Parkinson que lhe deixa com movimentos involuntários durante todo o dia, fazendo com que ele fique tão dolorido a ponto de não conseguir dormir, devido à estafa muscular, Célio consegue realizar obras magnificas com as mãos.
Seu lema é “Vou lutar pela vida até o limite das minhas forças”.
Um homem que tinha todos os motivos para se abater diante das dificuldades que a vida lhe impôs, me deu uma lição de vida, disse ele: “não vivam por dinheiro, dinheiro é algo tão pequeno, vivam pelo prazer de estar vivo e para fazer o bem, sem olhar a quem”.
Disse mais o Célio, uma pessoa que acorda sem conseguir controlar seus movimentos, e que poderia se encostar-se a benefícios do governo para não trabalhar: “eu preciso trabalhar, trabalhar me acalma e me dá senso de utilidade”.
Pois é.
Célio foi um prazer te conhecer.
Espero te encontrar numa próxima oportunidade.
Um grande abraço.
Fiquem com uma amostra do trabalho deste artista da alma.
Deus abençoe.
celio-pulita

Mais links sobre o Célio:
Facebook
Entrevista para a Revista Família Cristã 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O que é importante para você?

O que é importante para você?

A segunda pergunta intrigante e que me companha há algum tempo é essa: O que é importante pra você?
Está aí algo que é muito variável, e que pode estar intimamente ligado com o que estamos vivendo no momento, pois o que me importa é isto, depois, pode ser algo totalmente oposto, afinal, tudo pode ter mudado.
De qualquer forma saber o que é importante nos dá noção de sentido, de nada adiantaria fazer, viver, ou sonhar com algo que não seja importante, ao menos em algum momento da vida.
importante
Quando pensamos em algo que seja importante podemos ter sempre certas coisas fixas, família, saúde, emprego isso normalmente é importante sempre, não importa o que ocorra. Mas dentro de circunstâncias especificas, o que é importante muda bastante.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O que é Sucesso pra você?

O que é o Sucesso para você?

Esta é uma das três perguntas que mais me intrigam, as outras duas, vou procurar tratar em breve.
Muitos podem pensar em sucesso referindo-se a bens materiais. Uma bela casa, uma mansão até, vários carros importados, um para cada ocasião, viagens a lugares exóticos, despreocupação com dinheiro, poder comer onde, quando e quanto quiser de qualquer tipo de comida ou de pratos específicos. Tudo que falei, pode definir o sucesso num todo ou em partes, para muitas pessoas.
sucesso
Houve alguém que viu tudo isso acontecendo para ou outros e quase e teve uma experiência um tanto quanto dolorosa, veja: “Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios.Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte.Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens. Por isso o orgulho lhes serve de colar, e se vestem de violência. Do seu íntimo brota a maldade; da sua mente transbordam maquinações. Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão. Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra”. Salmo 73.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Sucateamento

Ontem vi pela TV que o Brasil está estagnado, e com tendências a diminuir o seu crescimento industrial, devido à baixa competitividade das industriais brasileiras.
Não teria como ser diferente, por enquanto neste país, não se investe seriamente para montar um parque fabril ágil, competitivo e inovador.
Temos sérios problemas. Estamos nos tornando um país, onde os empregos são gerados em setores de montagem de peças vindas de outros lugares.
moenda
Mesmo quando fabricamos alguma coisa por aqui, todo o conhecimento sobre a tecnologia do produto fica lá fora, entramos com a mão de obra, e só.
Na outra ponta, exportamos a matéria-prima, sem valor agregado, e compramos o produto pronto, obviamente, muito mais caro. É assim com os minérios, petróleo, grãos...

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Pão

O pão é um dos poucos alimentos consumidos em todo o mundo.
Eu gosto muito de pão. O fato é que pão não enjoa e pode ser comido puro, acompanhado de doces e salgados e a qualquer hora do dia. No Almoço, na janta ou em lanches o pãozinho sempre vai bem.
De várias formas, cores, com mais ou menos ingredientes, isso não importa, o que vale é se fartar com essa delícia.
O básico é água e farinha de trigo. Tendo isso já se faz pão. Simples.
pao
Pena que nem com isso se consegue acabar com a fome no mundo.
Jesus veio a esta Terra como o “Pão que desceu do Céu” e garantiu que quem provasse deste pão, jamais votaria a ter fome.
Simples. Jesus é simples.
Mesmo que a pessoa venha até Jesus e experimente a fome física neste mundo tão complicado, terá o alento na dor e a alegria de saber que nunca estará só, sempre poderá contar com um amigo inseparável. Nesta vida e na futura.
Deus abençoe.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Carona de Guarda Chuva

Hoje vi uma cena muito bonita.
Uma menina correndo na chuva. Falei para minha esposa, “o que essa menina faz correndo na chuva, por que não vai para casa?”. Alguns segundos depois, a resposta: ela estava correndo para alcançar e dar uma carona com o seu guarda-chuva, a uma senhora que teve um derrame, e por consequência, só conseguia segurar a muleta, já que a outra mão está paralisada.
carona-guarda-chuva
É claro o exemplo que as crianças nos dão: fazer o bem é simples, e no máximo custa um pequeno esforço. Eu não vi o desfecho da cena, mas creio que a senhora ficou imensamente grata pela carona, e muito mais ainda com o gesto de amor.
A menina nem pensou se estava chovendo, com toda a certeza se molhou bastante, mas procurou primeiro proteger a mulher.
Não é a toa que Jesus afirmou que o reino dos céus está reservado para quem se tornar como uma criança.
Deus abençoe.

Manga High

Descobrimos uma ferramenta muito divertida para quem gosta, ou quer gostar mais de matemática: o Manga High, segue o link para o site https://www.mangahigh.com/pt-br/.
Este site é desenvolvido para escolas, portanto, não é de acesso livre para quem não tem um acesso liberado pela escola, mesmo assim alguns games estão disponíveis, e são bem legais.
Como sugestão, fica a dica para que você acesse e verifique o que pode ser jogado, e sugira para sua escola aderir a esta ferramenta lúdica de aprendizagem.

Ânimo para Continuar em Pé

A Arte da Guerra, o livro, diz que se deve colocar os soldados diante de uma situação onde a morte é iminente, e isto fará com que eles se superem e façam coisas inimagináveis.
Pois bem, não se trata bem de colocar diante da morte, mas enfrentar uma situação de um medo demasiadamente grande e desproporcional a realidade. Minha filha de 11 anos, sempre teve um receio, medo mesmo, de água. Pois bem, agora está fazendo natação. E não é que está indo muito bem?
Enfrentar nossos medos é uma das chaves que nos impulsiona para a vitória. Enfrentar nossas dificuldades, com verdade e anseio real de mudar, isso nos faz grandes.
Seguir
Quando entendemos com sinceridade onde somos menos eficazes ou onde erramos mais e nos dispomos a mudar de situação, normalmente nosso segundo estágio é muito superior ao que imaginamos no princípio.
Enfrente a vida e as dificuldades, Jesus fez isso, e mesmo padecendo de grande aflição pediu ao Pai que se fosse possível, afasta-se isso dele, mas que fosse feita a vontade do Pai.
Jesus disse mais, Ele nos garantiu não um mar de rosas, mas que teríamos aflições no mundo, mas seria preciso que tivéssemos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo e EM Cristo, somos mais que vencedores.
Então ânimo, que significa ter Deus dentro de nós.
Ânimo para erguer a cabeça e continuar.
Uma frase que eu gosto muito:
E não importa o tão durão você seja, apanhará e ficará de joelhos, se assim permitir. Nem você, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Não importa o quão forte você golpeia, mas sim, quantos golpes você aguenta levar e continuar em frente, o muito que você possa aceitar e seguir adiante. Assim é a vida!” Rocky Balboa.
A vida é simples, mas não admite falhas, disse o Pregador Luo, mas a questão é enfrentar o problema no olho e derrotá-lo.
Firmeza na Rocha e Fé no Redentor, segredos para seguir em frente.
Deus abençoe.

Rondon II

Sim eu voltei do projeto Rondon. Faz tempo, dia 03 de Agosto de 2014.
Este é um projeto realizado pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) através do NER (Núcleo Extensionista Rondon), segue o link para o site.
Foi uma experiência única e muito valiosa, onde eu pude ver como é na prática fazer algo por alguém que não conhecia totalmente desprendido de qualquer outro motivo que não fosse o de ajudar.
Não vou me estender sobre o assunto, pois não conseguiria relatar aqui 10 dias sem esquecer–me de algo e mesmo com muito esforço, não seria possível relatar tudo o que estes momentos representaram. Não chegaria ao “espírito” que o projeto possui. Só participando para entender.
Quero justificar a demora em relatar por estar em meio a muitos projetos atualmente que absorvem toda minha atenção.
Deus abençoe.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...